segunda-feira, 18 de março de 2019

Nós estamos atrasados

Quantas vezes todas as equipes já ouviram a frase "vocês estão atrasados"? Por aqui não temos um contador, mas podemos afirmar que, sim, foram muitas. A resistência não é o melhor caminho: acredite, os professores têm um bom motivo para entoarem esse slogan à torto e a direito. E nem é sadismo. É que realmente estamos atrasados.

- Vocês não fizeram nada?!

Ah, não, fizemos bastante coisa! Voltamos a nos reunir por horas e também realizamos dailies - reuniões rápidas no IFSP, no intervalo das aulas. Por exemplo, estudamos nossos concorrentes, mergulhamos na API e também começamos a desenvolver a lista de requisitos do nosso sistema.
Nosso gerente, Victor Uema, também definiu pilares para gerenciamento, delegando a monitoria dos mesmos para membros específicos: aplicação (Andrei e Ana), testes (Nildoardo), documentação (Pedro) e mídias (Emilaine). Com essa distribuição, os membros supervisionam os respectivos pilares juntamente com o gerente, mas todos deverão participar da execução das atividades de todos os pilares.

Então por que atrasados?

Na última aula (7), correspondente à 3ª semana da disciplina, fomos questionados sobre três pontos importantíssimos:
  • plano de gerenciamento;
  • cronograma de trabalho;
  • levantamento de requisitos.
Apesar de já termos caminhado em todos esses itens, nenhum deles estava de fato resolvido. Além disso, os orientadores chamaram a atenção para o fato de que deveríamos evitar a necessidade de "retrabalho" posterior. Aham, fomos flagrados distribuindo algumas coisas em planilhas do Google Drive quando poderíamos já estar adiantando a documentação em LateX.

Por isso, colocamos a mão na massa e voilà! Desenvolvemos o nosso Product Backlog e demos início ao nosso primeiro sprint.
Iti malia! Olha o product backlog.

Atividades selecionadas para o primeiro sprint:
  • priorização das atividades relacionadas à conclusão da prova de conceito (POC);
  • definição de ambiente de desenvolvimento local;
  • definição de ambiente de desenvolvimento cloud;
  • padronização de ambiente de desenvolvimento;
  • nivelamento de conhecimentos de LaTeX;
  • início do glossário;
  • estudo de métricas, estatísticas e análises a serem feitas;
  • estudo de testes de interface, de serviço e unitários;
  • criação de modelos da Epic 1.

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