quinta-feira, 21 de março de 2019

Aprenda a usar o SVN, TortoiseSVN e Gource

Você levou a sério o que os professores disseram sobre os trabalhos dos anos anteriores serem uma rica fonte de informações? Se não, ainda é tempo. Além de estudo de formatos e referências, você pode encontrar arquivos e guias que facilitarão a sua vida. Por isso, também vamos tentar compartilhar algumas coisas que podem ajudar o caminho de todos.
Antes de detalhar o nosso processo para a apresentação da Prova de Conceito - que será realizada hoje! -, reunimos aqui uma lista de materiais que podem lhe ajudar nas primeiras semanas:

Como instalar e usar o SVN e o Tortoise

É bem simples, mas vamos deixar ainda mais. O Subversion é um sistema open source de controle de versão. Projeto da Apache Software Foundation, foi criado para ser reconhecido, como define o site oficial, "por sua confiabilidade como um repositório seguro para dados; pela simplicidade de seu modelo e uso; e sua capacidade de suportar as necessidades de uma ampla variedade de usuários e projetos, de indivíduos a operações corporativas de larga escala".
Nestes vídeos que encontramos no YouTube, Pedro França explica o que é o Subversion, como instalá-lo e como usar o cliente TortoiseSVN. Vcê pode pular direto para o uso do Tortoise no caso da disciplina.

Como usar o Gource

O Gource pode ser utilizado para projetos Git, Mercurial, Bazaar e SVN. A partir dos logs de desenvolvimento, ele gera uma animação de "árvore" em que o diretório root é representado como o centro; os demais diretórios aparecem como galhos; e os arquivos como folhas.
Confissão: nossa equipe desenvolveu um pequeno vício por vídeos do Gource e foi avistada nos corredores do IFSP fazendo torcida para a tela do celular. "Explode! Explode!", testemunhas dizem ter ouvido.
Este vídeo ensina a instalar e usar o Gource:

Como gerar o vídeo do Gource com as especificações da disciplina

Os requisitos dos vídeos gerados a partir do Gource para A6PGP são:
  • alterar os userid do repositório por nomes dos participantes;
  • colocar uma imagem distinta e especifica para cada usuário;
  • utilizar opção –key;
  • utilizar as opções de caption para registrar as principais mudanças feitas no repositório;
  • os vídeos devem ter no máximo 1 minuto para cada bimestre.
Para automatizar tudo e ganhar tempo, indicamos utilizar os scripts desenvolvidos pela equipe GLYBIF, de PDS305/2016. Os arquivos e instruções estão no nosso repositório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário