Andrei: compartilhou informações sobre estrutura do back-end com outros membros;
aprendeu LaTeX; criação de diário no Slack para compartilhamento das atividades envolvidas com o back; início do MER e DER; criação de novas entidades no banco; estudo sobre Amazon S3.
Nildo: configuração de DNS e firewall; início do MER e DER; início dos Requisitos Funcionais;
Pedro: compartilhamento de conhecimentos LaTeX; início do MER e DER; organização OverLeaf;
Ana: início do MER e DER; desenvolvimento front-end; informações sobre estrutura do front-end com outros membros;
Emi: instalação do ambiente de desenvolvimento front-end; início do MER e DER; post do blog.
Victor: acompanhamento da equipe; reunião individual com cada membro da equipe; início do MER e DER.
quinta-feira, 28 de março de 2019
Relatório de atividade: Semana #7
Marcadores:
Relatório de atividades
quinta-feira, 21 de março de 2019
19 coisas que você precisa saber sobre a Prova de Conceito
Acabamos de apresentar a nossa Prova de Conceito - a temida POC (Proof of Concept) - e de assistir aos demais grupos. Aproveite estas dicas que reunimos aqui. ;)
Atente-se para o cumprimento de requisitos
- Não subestime o tempo de elaboração das coisas: faça o máximo para ter tudo pronto dias antes, por via das dúvidas;
- Não diga que fez o que não fez, tudo será testado;
- Vale repetir: o HTTPS será testado, tudo será testado;
- Utilize todos os ambientes definitivos de execução;
- Prometeu mobile first? Faça mobile first;
Organize a apresentação
- Escreva um roteiro para seguir e ensaie;
- Siga o roteiro, você o criou por um motivo;
- Qualquer palavrinha solta pode ser questionada, é melhor não pensar alto;
- Teste tudo previamente;
- Tenha planos de contingência para todas as tecnologias;
- Use o vídeo do Gource como uma fonte de informação na sua apresentação (ensinamos a criá-lo aqui);
- Procure os professores para ter ajuda na liberação de acessos dentro da rede do IFSP;
Coerência na documentação
- Revise os diagramas e o texto;
- Sério. Revise. Vão cobrar cada conceito, cada sigla, cada artigo;
- Padronize as informações;
- A esta altura você já deve estar usando LaTeX, plmdds;
- Lembre-se que, se o compilador online falhar, você pode instalar o LaTeX na sua própria máquina;
Respire e não resista
- Você não vai acreditar agora, mas, depois de perder noites montando tudo, vai achar que foi mais tranquilo do que esperava;
- Retire a armadura. Todo questionamento tem um motivo e pode ser usado a favor do seu projeto se você souber ouvir.
Gource da Prova de Conceito
Aprenda a usar o SVN, TortoiseSVN e Gource
Você levou a sério o que os professores disseram sobre os trabalhos dos anos anteriores serem uma rica fonte de informações? Se não, ainda é tempo. Além de estudo de formatos e referências, você pode encontrar arquivos e guias que facilitarão a sua vida. Por isso, também vamos tentar compartilhar algumas coisas que podem ajudar o caminho de todos.
Antes de detalhar o nosso processo para a apresentação da Prova de Conceito - que será realizada hoje! -, reunimos aqui uma lista de materiais que podem lhe ajudar nas primeiras semanas:
Nestes vídeos que encontramos no YouTube, Pedro França explica o que é o Subversion, como instalá-lo e como usar o cliente TortoiseSVN. Vcê pode pular direto para o uso do Tortoise no caso da disciplina.
Confissão: nossa equipe desenvolveu um pequeno vício por vídeos do Gource e foi avistada nos corredores do IFSP fazendo torcida para a tela do celular. "Explode! Explode!", testemunhas dizem ter ouvido.
Este vídeo ensina a instalar e usar o Gource:
Antes de detalhar o nosso processo para a apresentação da Prova de Conceito - que será realizada hoje! -, reunimos aqui uma lista de materiais que podem lhe ajudar nas primeiras semanas:
Como instalar e usar o SVN e o Tortoise
É bem simples, mas vamos deixar ainda mais. O Subversion é um sistema open source de controle de versão. Projeto da Apache Software Foundation, foi criado para ser reconhecido, como define o site oficial, "por sua confiabilidade como um repositório seguro para dados; pela simplicidade de seu modelo e uso; e sua capacidade de suportar as necessidades de uma ampla variedade de usuários e projetos, de indivíduos a operações corporativas de larga escala".Nestes vídeos que encontramos no YouTube, Pedro França explica o que é o Subversion, como instalá-lo e como usar o cliente TortoiseSVN. Vcê pode pular direto para o uso do Tortoise no caso da disciplina.
Como usar o Gource
O Gource pode ser utilizado para projetos Git, Mercurial, Bazaar e SVN. A partir dos logs de desenvolvimento, ele gera uma animação de "árvore" em que o diretório root é representado como o centro; os demais diretórios aparecem como galhos; e os arquivos como folhas.Confissão: nossa equipe desenvolveu um pequeno vício por vídeos do Gource e foi avistada nos corredores do IFSP fazendo torcida para a tela do celular. "Explode! Explode!", testemunhas dizem ter ouvido.
Este vídeo ensina a instalar e usar o Gource:
Como gerar o vídeo do Gource com as especificações da disciplina
Os requisitos dos vídeos gerados a partir do Gource para A6PGP são:- alterar os userid do repositório por nomes dos participantes;
- colocar uma imagem distinta e especifica para cada usuário;
- utilizar opção –key;
- utilizar as opções de caption para registrar as principais mudanças feitas no repositório;
- os vídeos devem ter no máximo 1 minuto para cada bimestre.
segunda-feira, 18 de março de 2019
Nós estamos atrasados
Quantas vezes todas as equipes já ouviram a frase "vocês estão atrasados"? Por aqui não temos um contador, mas podemos afirmar que, sim, foram muitas. A resistência não é o melhor caminho: acredite, os professores têm um bom motivo para entoarem esse slogan à torto e a direito. E nem é sadismo. É que realmente estamos atrasados.
Nosso gerente, Victor Uema, também definiu pilares para gerenciamento, delegando a monitoria dos mesmos para membros específicos: aplicação (Andrei e Ana), testes (Nildoardo), documentação (Pedro) e mídias (Emilaine). Com essa distribuição, os membros supervisionam os respectivos pilares juntamente com o gerente, mas todos deverão participar da execução das atividades de todos os pilares.
- Vocês não fizeram nada?!
Ah, não, fizemos bastante coisa! Voltamos a nos reunir por horas e também realizamos dailies - reuniões rápidas no IFSP, no intervalo das aulas. Por exemplo, estudamos nossos concorrentes, mergulhamos na API e também começamos a desenvolver a lista de requisitos do nosso sistema.Nosso gerente, Victor Uema, também definiu pilares para gerenciamento, delegando a monitoria dos mesmos para membros específicos: aplicação (Andrei e Ana), testes (Nildoardo), documentação (Pedro) e mídias (Emilaine). Com essa distribuição, os membros supervisionam os respectivos pilares juntamente com o gerente, mas todos deverão participar da execução das atividades de todos os pilares.
Então por que atrasados?
Na última aula (7), correspondente à 3ª semana da disciplina, fomos questionados sobre três pontos importantíssimos:- plano de gerenciamento;
- cronograma de trabalho;
- levantamento de requisitos.
Apesar de já termos caminhado em todos esses itens, nenhum deles estava de fato resolvido. Além disso, os orientadores chamaram a atenção para o fato de que deveríamos evitar a necessidade de "retrabalho" posterior. Aham, fomos flagrados distribuindo algumas coisas em planilhas do Google Drive quando poderíamos já estar adiantando a documentação em LateX.
Por isso, colocamos a mão na massa e voilà! Desenvolvemos o nosso Product Backlog e demos início ao nosso primeiro sprint.
Atividades selecionadas para o primeiro sprint:
Por isso, colocamos a mão na massa e voilà! Desenvolvemos o nosso Product Backlog e demos início ao nosso primeiro sprint.
Iti malia! Olha o product backlog. |
Atividades selecionadas para o primeiro sprint:
- priorização das atividades relacionadas à conclusão da prova de conceito (POC);
- definição de ambiente de desenvolvimento local;
- definição de ambiente de desenvolvimento cloud;
- padronização de ambiente de desenvolvimento;
- nivelamento de conhecimentos de LaTeX;
- início do glossário;
- estudo de métricas, estatísticas e análises a serem feitas;
- estudo de testes de interface, de serviço e unitários;
- criação de modelos da Epic 1.
quinta-feira, 7 de março de 2019
Conheça a UniLoL
Boas novas! Nossa proposta está na reta final da aprovação! Realizamos a apresentação para a classe na última quinta-feira (28). No geral, o feedback dos professores foi positivo, mas nos foi solicitada a correção de erros na documentação inicial, bem como o melhor esclarecimento de alguns pontos.
A proposta
Propomos o desenvolvimento da solução UniLoL, uma aplicação WEB que servirá de centro de treinamento para jogadores iniciantes de League of Legends. Nela, será disponibilizado um dashboard com informações pessoais e de simples entendimento para os jogadores iniciantes; estatísticas de desempenho do jogador; e histórico de partidas.
Conheça os detalhes da nossa proposta fazendo o download do PDF da apresentação e da nossa documentação inicial. Também é possível assistir à versão da apresentação desenvolvida para o nosso canal do YouTube:
Conheça os detalhes da nossa proposta fazendo o download do PDF da apresentação e da nossa documentação inicial. Também é possível assistir à versão da apresentação desenvolvida para o nosso canal do YouTube:
Próximos passos
Com o feriado de carnaval, parte da equipe que permaneceu em São Paulo se reuniu presencialmente para discutir as próximas entregas. Ao longo da semana, tivemos evoluções nos seguintes tópicos:
- Aprofundamento na análise dos concorrentes;
- Estudo do LaTex;
- Estudo da API de League of Legends;
- Análise de timeline de partida de League of Legends;
- Elaboração de vídeo para o YouTube com a apresentação inicial da proposta;
- Planejamento do gerenciamento da equipe.
Assinar:
Postagens (Atom)