sábado, 6 de julho de 2019

Dicas para a produção do documento

"Vocês olharam a lista de requisitos?"
Parte da experiência de PGP/PI consiste em revisar continuamente a lista intimidadora dos pontos importantes sobre a disciplina, disponível no site de dicas do Prof. Ivan, para ver se não está faltando nada no desenvolvimento do projeto. Essa lista contém tudo que você e sua equipe precisam fazer para passarem na matéria, mas não explica como atender tantas atividades. É aí que entra a tal da "prática de gerenciamento"...e algumas dicas das gerações passadas sobre como ter um bom fluxo de tarefas, pelo menos na parte de documentação:

Esqueça o Word, use o LaTeX!

 A exigência principal dos documentos (a Proposta Inicial, a Prova de Conceito e o Documentão) é que eles sejam formatados em ABNT. Por isso 9 entre 10 professores recomendam que seja usado o LaTeX, que automatiza as tarefas de formatação. Por exemplo, no ABNT, cada Figura deve ser numerada de acordo com a ordem em que ela aparece no texto. Acontece que, durante o desenvolvimento do projeto, várias Figuras vão entrar e sair. Se você tiver que adicionar uma Figura entre a Figura 2 e a Figura 3, todas as Figuras subsequentes deverão ter sua numeração alterada para ficarem de acordo. No Word, você teria que alterar legenda por legenda. O LaTeX faz isso sozinho, além de outras coisas como a geração as índices e listas, o formato correto das referências, onde cada coisa foi citada...o problema é que dá um pouco de trabalho para aprender a usar a ferramenta. Acho que demorei mais de duas semanas até ter o domínio. Mas, mesmo assim...não use o Word. Você vai enlouquecer. 
Esse é o Mario. O Mario fez PGP/PI e usou o Word. Não seja o Mario.

Use o modelo em ABNT do site do Prof. Ivan

No site do Prof. Ivan, na seção de Textos, você vai encontrar um Modelo de LaTeX com toda a formatação ABNT já feita, com formatos específicos para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, para o Curso Técnico em Informática e Pós-graduação. Usamos esse modelo do começo ao fim da matéria, e não precisamos fazer nenhuma alteração nos arquivos que cuidam da formatação; das várias correções feitas pelos professores após a primeira entrega, nenhuma delas foi relacionada à alguma violação do ABNT, então pode ser usado tranquilamente.

O Overleaf

O modelo acima se encontra no Overleaf, uma ferramenta de edição online de arquivos LaTeX. Ele permite que várias contas diferentes editem um projeto ao mesmo tempo...mas, na versão gratuita, só é possível compartilhar um projeto LaTeX com uma conta diferente. O que dá pra fazer é que uma conta pode ter múltiplas sessões, então criamos uma conta comum para que todos pudessem editar simultaneamente. O único problema é que não é possível saber quem editou o quê, pois todas as sessões levam o mesmo nome de usuário. Usamos o Overleaf do começo ao fim, sem problema nenhum.
The PGP Murders: 6 sessões diferentes, todas com o mesmo nome; quem adulterou a Introdução, um dia antes de imprimir o trabalho? Não aconteceu isso, não se preocupem

Drafted

Você já passou horas tentando resolver um problema que tinha uma solução estúpida de tão simples, e "ah não como foi que eu não vi isso, tava na minha cara"? Nós também, e vários outros grupos de PGP/PI. Sabe o modelo do Prof. Ivan? No arquivo principal dele (main-texto-completo.tex), você vai encontrar essa linha:


O que o draft faz é exibir apenas o caminho de cada Figura ao invés da Figura em si (com os PDFs é a mesma coisa), para não levar minutos para compilar, caso o projeto fique bem extenso. É útil pra quando a equipe estiver editando bastante o texto, mas, por algum motivo, todo mundo esquece de comentar ou remover o draft depois, levando a episódios de pânico e desespero quando as Figuras simplesmente se recusam a aparecer por alguma razão misteriosa, ainda mais na época da entrega da Proposta Inicial, quando a experiência com o LaTeX ainda é pouca.

Retratado: Episódio de pânico e desespero

Falando em PDFs...

Nos apêndices do Documentão, você precisa incluir tanto a Proposta Inicial quanto a Prova de Conceito. Mas esses dois documentos serão entregues separadamente ao longo da disciplina, logo terão sua própria numeração de páginas. Essa numeração deve ser mantida, então não é possível apenas reproduzir o texto no Documentão. A solução é incluir a Proposta e a POC como PDFs. O tamanho do PDF deve ser diminuído para aparecer tanto a numeração do PDF quanto a numeração do apêndice onde ele se encontra. O jeito de fazer isso é...olha, eu não explicar, mas copia e cola o que eu fiz que vai dar certo.

Atas de reunião: devem ser feitas no mesmo dia

Um dos itens obrigatórios é o conjunto de atas de reunião. Não deixe para fazer as atas depois, é muito difícil voltar atrás e tentar lembrar tudo que foi discutido. Caso o membro encarregado de fazer a ata falte, ela deve ser feita por outra pessoa no mesmo dia. Anote a data, horário, local, membros presentes e tópicos discutidos. Até as tretas? Sim, inclusive as tretas

Histórico das atividades: anote todas

Outro item obrigatório é o histórico de atividades com informações sobre a gestão do projeto. A forma de registrar as atividades no documento deve estar de acordo com a metodologia usada. Por exemplo, se a equipe usar o Scrum, no documento ela deve registrar os Sprints. Nós usamos o Trello para organizar as tarefas, mas cometemos alguns erros. Por exemplo, o nome das atividades deve ser descritivo e não ambíguo. Na hora de documentar as tarefas, voltei pra um dos Sprints anteriores no Trello e encontrei o card: "Documentação". Mas documentação de quê?! A experiência foi semelhante ao olhar um código não-comentado que eu mesmo havia feito algumas semanas atrás. Não entendi nada nem no código nem no card, e foi uma trabalheira para lembrar o que havia sido feito de fato.
É interessante escrever uma descrição para cada atividade, e após conclui-la, revisar o texto para ver o que foi realmente feito. Se surgirem tarefas não-planejadas, elas devem ser anotadas e descritas também. Anote as datas de início e de entrega, os membros responsáveis, etc. Tudo isso é bastante facilitado pelo Trello. Também é interessante detalhar as subtarefas, especialmente as de desenvolvimento e programação.

A Saga das métricas

É obrigatório ter uma tabela com a evolução das métricas do projeto. Mas quais métricas? Elas estão na página de dicas de PGP do Prof. Ivan e devem ser medidas mês a mês. Para as linhas de código e quantidade de arquivos, por exemplo, usamos o Cloc. Idealmente, as Classes, Atributos e Métodos devem ser contados. Não encontrei um programa para contar esses três itens, mas uma alternativa é os desenvolvedores irem contando eles ao longo das atividades. É...bem chato. Não esqueça de contar as métricas ao final de cada mês, e também não deixe pra depois.

Sobre a última compilação antes de imprimir  

O Glossário e a Lista de Abreviaturas e Siglas são gerados automaticamente no LaTeX. Você só precisa incluir os itens de cada um nos seus respectivos arquivos (defs-glossario.tex e defs-siglas.tex), referencia-los no texto com o comando \gls{} e ele gera as listas sozinho, contendo todas as páginas em que um item foi citado.
Acontece que, nessas listas, o Overleaf vai mostrar as páginas erradas em que um item foi citado por causa de...acho que algum problema no cache, não sei. O que você precisa fazer pra corrigir isso é clicar no menu Logs and output files, próximo ao botão de compilação. No final dos logs tem a opção clear cached files. Após limpar o cache a compilação é demorada, por isso é melhor corrigir o problema só na última compilação, quando for imprimir tudo.

Conclusão

É isso :). No geral, use as primeiras duas semanas para aprender o LaTeX e Overleaf, e comece já escrevendo nele, mesmo que a equipe ainda não tenha domínio da ferramenta, para evitar o retrabalho de transferir tudo do Word. Outra coisa que pode dar trabalho é a modelagem de Quadros e Tabelas. Nesse caso, dê uma olhada nos trabalhos anteriores no repositório do SVN. Talvez o seu problema já tenha sido resolvido.
Boa sorte :). E não use o Word. Libreoffice também não
Não use Word...use LaTeX...

Nenhum comentário:

Postar um comentário